ITACube vice-campeã da etapa regional da 2ª OBSAT-MCTI

ITACube vice-campeã da etapa regional da 2ª OBSAT-MCTI

Em 6/11/2023 a ITACUBE sagrou-se vice-campeã na fase regional da 2ª Edição da Olimpíada Brasileira de Satélites do Ministério da Ciência e Tecnologia (OBSAT-MCTI). A equipe obteve notas expressivas ao apresentar sua plataforma CurieSat.

O CurieSat é um nanossatélite 1U com o objetivo de efetuar medições de radiação ionizante através de um sensor Geiger. O sensor é composto de uma ampola de vidro com gás, o qual sofre ionização ao ser atingido com partículas de radiação ionizante. em entrevista à organização do evento, nosso presidente Juan Libonatti ressaltou: “Atualmente não existe uma curva experimental sobre o perfil de radiação ionizante em alta atmosfera no Brasil, por isso objetivo deste projeto é fornecer dados para este estudo.” Visite nossa página sobre o Curiesat.

Durante o evento foi realizado uma apresentação do projeto, arguições dos jurados e testes na plataforma, tais como teste de comunicação, térmico, fit-test e teste de vibrações.

A participação em competições deste gabarito força os membros da ITACube a se colocarem à prova e romperem as barreiras do conhecimento além de estabelecer conexões com as equipes de outras instituições de ensino, provendo valiosas trocas de experiências. Além disso a equipe pode conhecer um pouco da INATEL e da ETE em santa Rita do Sapucaí-MG.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário