Sobre nós

A ITACUBE é uma iniciativa de alunos do ITA cujo objetivo é proporcionar aos alunos contato com as atividades de desenvolvimento de cubesats contendo experimentos científicos como payloads a serem embarcados em balões estratosféricos. 

A proposta da iniciativa é totalmente educacional, com projetos simples com ciclo de vida aproximado de 1 ano, de modo a proporcionar um maior aprofundamento na execução do projeto. 

A iniciativa também visa proporcionar um ambiente onde os alunos possam trocar experiências entre si e com engenheiros mais experientes engajados em projetos no ITA e, para isso, a iniciativa já conta com o suporte técnico de professores especialistas na área. Esse intercâmbio de conhecimentos tem como objetivos secundários possibilitar aos alunos identificar qual área eles se identificam mais para, inclusive propor temas de iniciação científica, trabalhos de graduação e proposta de teses de mestrado para o programa de mestrado na graduação.

O projeto nasceu na disciplina de Eletrônica Aplicada II (ELE-27), ministrada pelo Professor Tertuliano no curso de Engenharia Aeroespacial para a turma AESP22. No primeiro semestre de 2021, na disciplina, fizemos a integração do payload a um módulo de serviços e Estação de Solo disponibilizados pelo docente da disciplina, apoiado pela Associação de ex-alunos do ITA (ITAEx).

Um dos requisitos exigidos na avaliação na disciplina envolvia o lançamento com sucesso de um balão meteorológico à 30 km. A missão foi cumprida com sucesso, graças ao apoio da Divisão de Ciências Atmosféricas (ACA) do IAE.

Paralelamente, também no primeiro semestre de 2021, montou-se uma equipe, sob orientação do Professor Christopher, docente da disciplina de Projetos de Sistemas Aeroespaciais (PRJ32), para a participação na primeira fase da Primeira Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), evento promovido pelo MCTIC e AEB. A equipe era composta pelo Carlos Eduardo (AESP22), Joliver (AESP22), Isabela (AESP23) e Libonatti (AESP24).

O projeto submetido pela nossa equipe foi escolhido para a categoria de melhores projetos e fomos premiados com um kit educacional de cubesat da empresa PION. A proposta da equipe consistiu num conjunto Estação de Solo e um cubesat em uma missão de coleta de dados direcionada para aplicação de Internet das Coisas (IoT) utilizando o protocolo de comunicações LORA e o conceito de uma arquitetura padronizada para a Estação de Solo, obedecendo os protocolos da rede TinyGS (“Ground Station as a service”).

Em 2023 o time consolidou-se como Iniciativa técnica de alunos do ITA, aprovada em assembleia pelo centro acadêmico com mais de 90% de aprovação da comunidade, demonstrando o interesse do ITEANO por iniciativas que desenvolvam as habilidades técnicas dos alunos.

Atualmente o time é composto por 23 membros, dentre alunos, professores e colaboradores que fazem o sonho de conquistar o espaço se tornar uma realidade. Na ITACUBE não desenvolvemos apenas satélites com experimentos científicos, mas sim cultivamos experiências de vida que fazem a diferença na trajetória pessoal e profissional dos nossos membros.