CurieSat finalmente faz seu primeiro voo.

CurieSat finalmente faz seu primeiro voo.

29 de Abril de 2024 foi um dia muito importante para a ITACube: foi realizado o lançamento do CurieSat V2! Em seu voo, a plataforma atingiu quase 32 quilômetros de altitude e foi capaz de cumprir sua missão de medir a radiação ionizante atmosférica.

A plataforma, que foi originalmente desenvolvida para OBSAT foi lançada a partir da torre de observação de fenômenos atmosféricos, parte do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A torre é operada pela divisão de ciências atmosféricas (ACA), que apoiou as operações de lançamento. Durante o lançamento estiveram presentes alguns parceiros do projeto, como o Prof. Tertuliano do ITA (cuja disciplina inspirou a criação da equipe) e do Sr. Muylaert representando da Associação de Ex-alunos do ITA- ITAEX, que é parceira incondicional do time.

A estação de solo, também desenvolvida pela equipe, também foi testada pela primeira vez em missão. A antena direcional foi capaz de manter o link de comunicações funcionando mesmo após a plataforma percorrer um distância de 74 km. como podemos ver no vídeo a seguir.

O satélite foi recuperado bem como os dados de seus sistemas de bordo. A carga útil era composta por um contador Geiger capaz de registrar a dose de radiação incidente sobre o dispositivo. Essas medições auxiliarão a equipe a construir a curva de radiação ionizante em altitude para o território brasileiro, que é um parâmetro importantíssimo para medição de doses de radiação em tripulações e detecção de fenômenos espaciais, como tempestades solares.

Com a sensação de missão cumprida e com os equipamentos validados, a equipe ITACube segue crescendo!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário