Plataformas

 

Esta página dá uma visão das plataformas desenvolvidas pela iniciativa ITACube.

CURIESAT

 

 

Nanossatélite em formato CubeSat 1U cujo objetivo é efetuar medições de radiação ionizante em alta altitude e recebe este nome em tributo à Marie Curie, cientista francesa que foi pioneira no estudo da radiação. O curie também foi a plataforma que concedeu o título de vice-campeã à equipe ITACube na 2ª OBSAT-MCTI (Veja nosso post).

Esta plataforma foi desenvolvida como primeiro protótipo e sua principal função dentro da equipe foi capacitar a equipe no desenvolvimento de CubeSats. O Curie faz parte de um escopo maior que é o desenvolvimento de uma plataforma modular para operações responsivas. A idéia é desenvolver um módulo de serviço em formato CubeSat capaz de ser adaptável a diversos tipos de experimentos científicos. Nesse contexto o Curie serviu de piloto para o desenvolvimento do seu irmão mais novo: Casimiro, que será apresentado mais adiante.

Casimiro

 

O Casimiro é a segunda plataforma da ITACube, nomeado em homenagem ao Marechal-do-Ar Casemiro Montenegro Filho, idealizador do ITA e patrono da Engenharia da Aeronáutica. Além de buscar medir radiação ionizante, o Casimiro incorpora um novo objetivo: coleta e processamento de imagens. Essa nova missão vai ao encontro da olimpíada Cubesign do INPE (instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A nova plataforma também apresenta soluções a problemas encontrados na plataforma anterior, tais como controle térmico das baterias e um radiotransmissor de maior potência. Além disso, apresenta novas funcionalidades, como medição de temperatura externa e capacidade para integração com uma Raspberry Pi Zero 2, fornecendo um grande aumento da capacidade de processamento para payloads de imageamento.

Por fim, a arquitetura do satélite apresenta profundas melhorias, tais como o implementação da modularidade, com separação física completa dos subsistemas nas placas de circuito impresso e inicio de implementação de arquitetura SMD (Surface Mounted Device), permitindo maior densidade de componentes em cada módulo. O satélite encontra-se atualmente na fase de montagem e revisão da implementação.